
INFORMAÇÕES AO PACIENTE CLORIDRATO DE CICLOBENZAPRINA
Ação esperada do medicamentoCloridrato de ciclobenzaprina é um relaxante muscular, usado no tratamento dos espasmos1 musculares associados com dor aguda e de origem músculo-esquelética.
Cuidados de armazenamento
Cloridrato de ciclobenzaprina deve ser mantido em sua embalagem original, na temperatura ambiente (entre 15º C e 30º C). Proteger da umidade.
Prazo de validade
O prazo de validade para comprimidos revestidos é de 24 meses. Verifique a validade impressa na embalagem.
Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido, além de não produzir efeito, pode ser prejudicial à sua saúde2.
Indicações do Medicamento
Cloridrato de ciclobenzaprina é indicado no tratamento dos espasmos1 musculares associados com dor aguda e de etiologia3 músculo-esquelética, como nas lombalgias, torcicolos, fibromialgia4, periartrite escapuloumeral, cervicobraquialgias. O produto é indicado como coadjuvante5 de outras medidas para o alívio dos sintomas6, tais como fisioterapia7 e repouso.
Risco do Medicamento
Contra-indicações e precauções
Cloridrato de ciclobenzaprina é contra-indicado a pacientes que apresentam alergias a ciclobenzaprina. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Não deve ser usado durante a gravidez8 e a lactação9.
Durante o tratamento, visite regularmente seu médico e realize os exames complementares solicitados.
Periodicamente você deverá fazer exames de sangue10, de urina11 e determinações das funções hepáticas12.
Risco da auto-medicação: cloridrato de ciclobenzaprina só deve ser utilizado sobre exclusiva prescrição e acompanhamento médico.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Efeito sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas
Durante o tratamento, evite dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas; devido a possíveis reações visuais.
Gravidez8 e Lactação9
A segurança de uso de cloridrato de ciclobenzaprina durante a gravidez8 e a amamentação13 não foi estabelecida ainda. lnforme ao seu médico a ocorrência de gravidez8 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde2.
Cuidados de Administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O tratamento com cloridrato de ciclobenzaprina por períodos superiores a duas ou três semanas deve ser feito com o devido acompanhamento médico. Cloridrato de ciclobenzaprina não deve ser administrado em crianças abaixo de quinze anos.
Interrupção do Tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Reações Adversas
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. As reações mais comuns são sonolência, tonturas14, enjôos e visão15 borrosa. Pode ser perigoso dirigir veículos ou operar máquinas durante o tratamento. Pode ocorrer secura da boca16. Para aliviar a sensação, utilizar chicles ou caramelos sem açúcar17, gelo ou substitutos da saliva. Consulte o dentista se a boca16 se mantiver seca por mais de 2 semanas.
Conduta em Caso de Superdose
Altas doses de ciclobenzaprina podem causar confusão temporária, distúrbios na concentração, alucinação18 visual transitória, agitação, reflexos hiperativos, rigidez matinal, vômitos19 ou hiperpirexia, bem como qualquer outra reação descrita em " Reações Adversas" .
A DL 50 da ciclobenzaprina é aproximadamente 338 a 425 mg/kg em camundongos e ratos, respectivamente.
O tratamento é sintomático20 e de suporte. Deve ser provocado, o mais cedo possível, o esvaziamento gástrico por emese21, seguido de lavagem gástrica22. Após pode ser administrado carvão ativado nas doses de 20 a 40 mg a cada 4 a 6 horas, durante 24 a 48 horas após a ingestão de ciclobenzaprina. A diálise23 não é eficaz para retirar a ciclobenzaprina do organismo.
Deve ser feito um ECG e controlada a função cardíaca nos casos de evidência de qualquer sinal24 de disritmia.
Os sinais vitais25 devem ser cuidadosamente monitorados, bem como o equilíbrio hidroeletrolítico26. Nos casos de efeitos antimuscarinicos severos ou de risco para a vida do paciente, administrar salicilato de fisostigmina (1 a 3 mg IV).
Para arritmias27 cardíacas administrar doses apropriadas de neostigmina, piridostigmina ou propranolol.
Nos casos de insuficiência cardíaca28, deve ser considerada a administração de um preparado digitálico de ação curta. Recomenda-se um estrito controle da função cardíaca pelo menos durante cinco dias.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Durante o tratamento evite ingerir bebidas alcoólicas. Não utilize outros medicamentos depressores do Sistema Nervoso Central29 enquanto estiver tomando cloridrato de ciclobenzaprina. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja utilizando, antes do inicio ou durante o tratamento. Não se auto medique e siga rigorosamente as instruções de seu médico.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE2